Coroa de Flores para Velório

Os Significados das Diferentes Flores Funerárias

Com sua beleza natural, presença reconfortante e significado simbólico, as flores são uma importante tradição em funerais em todo o mundo. Diferentes flores podem expressar uma variedade de sentimentos, de modo que as flores que você escolher podem transmitir seus sentimentos de simpatia e perda.

Em última análise, porém, escolher o arranjo floral certo se resume não apenas a significados de flores funerárias, mas também ao gosto pessoal e à relação que você teve com a pessoa que faleceu.

Embora só você saiba quais flores refletem seu gosto e a relação com a pessoa falecida, há uma linguagem padrão de flores que pode ajudá-lo a enviar a mensagem certa – uma que é significativa e pessoal.

Este artigo vai ter servir como um guia para o significado simbólico das diferentes flores fúnebres, todas prontamente disponíveis na maioria dos estabelecimentos floristas.

Significados da Flor Funerária

Essas flores podem ser usadas em combinação umas com as outras ou misturadas com as flores que você sente expressar seu gosto pessoal ou o do falecido.

Lírios

Lírios

A Lírio Estrela Branca é talvez o símbolo de luto mais universalmente reconhecido. No que diz respeito aos significados da cor da flor funerária, o branco também é a cor mais comum escolhida para expressar simpatia.

Gladíolos

Gadíolos

Junto com Lírios, o Gladíolos é a flor mais tradicional e comumente usada em funerais. Eles representam força e caráter, bem como integridade. Incluí-los em seu acordo é dizer muito sobre seus sentimentos em relação à pessoa que faleceu.

Crisântemos

Crisântemos

Na Europa e em partes do extremo oriente (Japão e Coreia), crisântemos são o símbolo do luto. Eles são muito prevalentes em funerais não apenas nessas regiões, mas também aqui no Brasil.

Orquídeas

Orquídeas

Como símbolo do amor duradouro, orquídeas fazem aparições frequentes em arranjos fúnebres.

Cravos

Cravos

Cravos têm uma longa história de associação com funerais. Eyassumiu uma língua própria, com diferentes significados de cor de flor funerária atribuídos a quase todos os tons. Por exemplo, carnativermelhos representam admiração. Rosa carnations express remembrance. Arnations brancosc representam amor puro e inocência, assim como white lilies.

Hortênsias

Hortênsias

Essas grandes flores podem transmitir sua mensagem de emoções sinceras, tornando-as uma boa seleção para qualquer tipo de mensagem que você gostaria de enviar. As hortênsias também podem ser dadas como uma planta, uma vez que florescem perenemente e representam a lembrança.

Íris

Íris

Uma íris simboliza amizade e fé. Os significados das flores funerárias surgem na história antiga: elas eram comumente usadas na antiga Grécia, onde as pessoas acreditavam que a íris ajudaria a guiar a alma para a vida após a morte.

Miosótis (Não-me-esqueça)

Miosótis

Uma vez que simbolizam o amor verdadeiro e a lembrança contínua, miosótis são tipicamente usados em arranjos do cônjuge da pessoa falecida.

Gypsophila

Gypsophila

Se você quiser expressar simpatia e tristeza em um funeral para uma criança, a gypsophila seria uma boa escolha para o seu arranjo. No entanto, essa flor também pode ser usada para expressar esses sentimentos por amigos e familiares de todas as idades.  

Tulipas

Tulipas

Essas flores representam a Primavera e novos começos. A esse respeito, eles são mais comumente usados para expressar sentimentos de esperança à família do falecido. 

Significados da cor da flor funerária

A cor das flores que você inclui em seu arranjo floral pode ter significado simbólico, também. Enquanto todos sabem que o vermelho pode significar amor, há outros significados atribuídos a várias cores de flores funerárias.

Flores Vermelhas 

Em geral, flores vermelhas de qualquer tipo simbolizam amor, força e coragem. Eles são normalmente usados pelo cônjuge ou outros membros próximos da família para expressar seu amor mais profundo pela pessoa que faleceu. Algumas boas opções sãorosas e cravos. Red tulips simbolizam o amor perfeito.

Flores de lavanda 

Estes podem expressar sentimentos de preciosidade, graça e feminilidade. Portanto, eles são apropriados para o funeral de uma mulher que era preciosa para você. Algumas boas escolhas podem incluir lavanda inglesa, íris e lírios de calla.

Flores Brancas 

O branco expressa inocência e honra, que são sentimentos comuns que muitas pessoas desejam expressar por aqueles que perderam. A inocência vem das tradições religiosas onde o falecido vai para o céu e experimenta um retorno à inocência. Flores comumente usadas são lírios brancos, cravos, rosas e poms dealmofada.  

Flores Azuis 

Flores azuis representam paz e serenidade. Eles também são comumente usados em funerais para homens. Algumas boas opções podem incluir hortênsias azuis ou flores de milho.  

Rosas 

Rosas têm uma linguagem inteira de cor própria. Os significados da corda flor funerária são universais e bastante conhecidos, por isso é importante entender suas escolhas.

Enquanto todos sabem o significado de uma rosa vermelha, outras cores de rosa saem com seus próprios significados de flores funerárias. Para aqueles que desejam expressar seus sentimentos de simpatia com rosas, é comum enviar uma única haste em um vaso de broto. No entanto, a cor da flor funerária significaque os oses tambémpodem serexpressos quando incluídos com outras flores em um arranjo.

Rosas vermelhas são para o amor, mas também podem simbolizar coragem e respeito. Pense na Roma antiga, onde a cor vermelha simbolizava a força e a coragem do Império.

Rosas amarelas são frequentemente usadas em arranjos funerários para simbolizar amizade ou novos inícios.

Rosas brancas simbolizam pureza e céu. Uma combinação frequente é usar rosas brancas e rosas vermelhos juntos para significar unidade.

Rosas escuras tendem a simbolizar apreciação e gratidão. Muitas pessoas também usam essas rosas em um arranjo floral para o funeral de uma mulher.

Rosas claras significam tradição e simpatia. Também simbolizam a graça, outro sentimento que muitas pessoas desejam expressar com flores funerárias.  

Outras Considerações

Mesmo que tenhamos esses significados tradicionais de flores funerárias, realmente não há regras rápidas sobre o que você pode enviar para um amigo ou serviço funerário de um ente querido. Escolher as flores do serviço funerário certo é uma questão de gosto pessoal. Se você escolher incorporar a tradição e a linguagem das flores depende de você. Qualquer tipo de arranjo floral que você acabar escolhendo, esperamos que este guia tenha ajudado você com suas seleções, e lamentamos sua perda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *