Carta de Condolências

O que escrever em uma carta de condolências?

Para algumas pessoas, escrever uma nota em uma carta de condolências é uma tarefa fácil. Para outros, é o equivalente a ter um dente arrancado. Por que muitas vezes é tão difícil expressar suas condolências? A morte é um tema desconfortável. Queremos fazer os enlutados se sentirem melhor, mas sabemos que é uma tarefa impossível.

Na maioria das vezes, temos medo de escrever algo que possa ser levado para o lado errado. Então, como você aborda essa tarefa sensível? O que exatamente você deve escrever em um cartão de condolências? O objetivo principal de enviar um cartão de condolências é mostrar àqueles de luto que você está pensando neles.

Então diga:

“Eu só queria que você soubesse que estou pensando em você durante o seu tempo de perda. Você está no meu coração, agora e sempre.”

Seja honesto com seus sentimentos

Ao decidir o que escrever em um cartão de condolências, comece com seus próprios sentimentos. Mostrando empatia pelos enlutados, você está validando seus sentimentos. Um simples “sinto muito por sua perda” pode ir longe.

No entanto, você nunca deve comparar sua própria tristeza com a da família próxima. Primeiro, você não sabe o quão profunda é a dor deles. Segundo, isso não é uma competição e, mesmo que você esteja tentando ser empático, suas palavras podem acabar machucando em vez de consolar.

Após uma morte inesperada ou uma doença longa

Especialmente no caso de uma morte inesperada ou da morte de alguém muito jovem, seja honesto em sua incapacidade de transmitir seus sentimentos:

“As palavras não podem expressar o quão profundamente triste estou pela sua perda. Eu não posso imaginar a dor que você está experimentando. Eu posso, no entanto, dizer-lhe que eu estou pensando em você e enviando-lhe minhas sinceras condolências.”

Para um cartão que homenageia alguém que morreu após uma longa doença, encoraje os enlutados a lembrarem de seu ente querido em tempos melhores.

Aqui está um exemplo do que escrever em um cartão de simpatia para alguém depois de uma longa doença:

“Eu sei que esses últimos [dias/meses/anos] têm sido difíceis para você. Espero que você se lembre [nome do falecido] quando [estava] em boa saúde. Pense nos bons momentos que teve, nas risadas que compartilhou. Tenho certeza que [nome do falecido] gostaria que você se lembrasse [dele]em uma luz favorável. Agarre-se a essas memórias mais queridas; Espero que eles forneçam uma fonte de conforto para você nos anos que virão.”

Como confortar alguém que perdeu um pai

Para alguém que perdeu um pai, uma das homenagens mais atenciosas que você pode dar é elogiando o filho ou a filha. Isso elogia indiretamente o pai falecido. Por exemplo:

“Seu [pai/mãe] estava muito orgulhoso de você. Fez um ótimo trabalho criando você. Sua dedicação à sua [família/trabalho/comunidade, etc.] é uma reflexão maravilhosa sobre seus pais. Todos os dias, você é um testemunho vivo dos valores que seu [pai/mãe] tinha tão querido.”

Como confortar alguém que perdeu um filho

A perda de um filho é talvez o tipo mais insondável de luto. Um pai pode se sentir responsável de alguma forma pela morte da criança, não importa o quão ilógico isso possa ser. Reafirmar o grande pai que a pessoa era.

Aqui está um exemplo do que escrever em um cartão de simpatia para alguém que perdeu um filho:

“[Nome da criança] teve tanta sorte de ter você como pai. Você era incrivelmente amoroso e carinhoso”.

Para a perda de uma criança um pouco mais velha, você poderia acrescentar:

“Você foi um modelo maravilhoso para [nome da criança]. Você sempre se concentrou no positivo, e espero que você possa tentar fazê-lo durante este tempo de imensa dor. Pense no sorriso [da criança], e deixe-o trazer um pouco de luz para cada dia.”

O falecido tinha uma passagem bíblica favorita, cantor, poeta ou autor? Você pode usar um trecho para expressar seus próprios pensamentos.

Inspiração Religiosa

Se o destinatário do seu cartão é uma pessoa religiosa, pode trazer conforto para enviar uma mensagem mais espiritual: “Você e sua família estão em minhas orações” ou “Que Deus o conforte em seu tempo de perda”.

Aqui estão alguns versos bíblicos a considerar para um cartão de condolências:

Salmo 18:2

O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus é a minha rocha, em quem me refugio. Ele é meu escudo e o chifre da minha salvação, minha fortaleza.

Salmo 23

O Senhor é meu pastor; Eu não vou querer.

Ele me faz deitar-se em pastos verdes; Ele me levou ao lado das águas paradas.

Ele restaura a minha alma; Ele me guia em caminhos retos pelo bem do seu nome.

Sim, embora eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei nenhum mal, pois Tu és comigo; Tua vara e sua equipe, eles me confortam.

Apocalipse 21:4

Ele vai enxugar cada lágrima de seus olhos. Não haverá mais morte ou luto ou choro ou dor, pois a velha ordem das coisas faleceu.

Inspiração Musical

E aqui estão trechos de várias músicas que podem confortar o luto:

“Angel” de Sarah McLachlan

Você está nos braços do anjo.

Que você encontre algum conforto aqui

“You’ll Be in My Heart” de Phil Collins

Porque você estará no meu coração

Sim, você estará no meu coração.

A partir deste dia

Agora e para sempre mais

Você estará no meu coração.

Não importa o que digam.

Você estará aqui no meu coração.

Sempre

“Bridge Over Troubled Water” de Simon e Garfunkel

Quando você está cansado, sentindo-se pequeno

Quando lágrimas estiverem em seus olhos, eu vou secá-las todas.

Estou do seu lado, quando os tempos ficam difíceis.

E amigos não podem ser encontrados.

Como uma ponte sobre água turbulenta

Eu vou me deitar

“Leader of the Band” por Dan Fogelberg

Agradeço pela música e suas histórias da estrada.

Agradeço pela liberdade quando chegou a minha hora de ir.

Agradeço a gentileza e os momentos em que ficou duro.

E papai, acho que não disse que te amo perto o suficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *