Memórias

Escolhendo como você quer ser lembrado

Todos queremos deixar um legado. Poitier é um ícone cultural, assim como um ator reverenciado. Seu legado é um poderoso lembrete da força duradoura de uma vida extraordinária vivida ao máximo.

Infelizmente, nem todos podemos ser artistas que quebram fronteiras, mas cada um de nós tem dentro de nós a chance de ser lembrado por causar um impacto positivo na vidadas pessoas. O desejo de viver uma vida cheia de significado e amor, que ressoa ao longo da história muito depois de partirmos, é natural.

Você já teve tempo para pensar sobre o que você vai deixar para trás algum dia? Você tem uma escolha no assunto. Tudo se resume a como você vive sua vida, os planos que você faz, e as mensagens que você escolhe transmitir.

“Eu quero ser lembrado como…”  

Em essência, escolher como você quer ser lembrado é realmente tudo sobre as pequenas escolhas de vida que você faz todos os dias. Para ajudá-lo na direção certa com essas escolhas, aqui estão quatro maneiras de ser lembrado daqui a cem anos.

1. Seja autêntico

“Ser confiável, calmo, focado e confiável é como eu quero ser lembrado que eu ia morrer amanhã.” –
Anônimo

Não podemos ser todos famosos e nem todos podemos ser heróis. No entanto, o que podemos ser é autêntico. O que isso significa é falar e agir de forma verdadeira de maneiras que se alinham com seus valores mais profundos. Isso nem sempre é fácil e para a maioria das pessoas, é uma perseguição ao longo da vida.

A maioria das pessoas acha que ser fiel a si mesmo torna-se mais fácil quanto mais velhos ficam. Essa é uma das razões pelas quais avós e netos são grandes parceiros!

Uma coisa que você pode fazer agora para impactar a maneira como você será lembrado é compartilhar seu verdadeiro eu com seus netos. Em um mundo caótico, o que você pode fazer é estar lá para eles. Seja um ombro para chorar, uma orelha para dobrar, uma tábua de som para suas ideias e sonhos. Conte suas histórias e ajude-os a entender o mundo ao seu redor.

Na verdade, abrir-se para todos os seus familiares e compartilhar seus pensamentos com os amigos pode fazer a diferença, também. É uma maneira poderosa de deixar um legado duradouro.  

2. Seja Amoroso

“Quero ser lembrado como um homem que teve uma vida maravilhosa, um homem que tinha bons amigos, boa família – e eu não acho que poderia pedir nada mais do que isso, na verdade.”
Francisco Siqueira

Quando se trata de legados, a lenda do canto e da atuação Frank Sinatra realmente resume muito bem. Parecefácil, mas, sinceramente, muitos de nós poderíamos rever as questões do amor e da família. O mundo se move rápido. É fácil esquecer de esculpir tempo em sua agenda para a família e amigos. Todos são culpados disso.

Passar um tempo com amigos e familiares, compartilhar os momentos e marcos de sua vida é como as melhores memórias são feitas. As boas lembranças de sua família são talvez seu maior legado. Não são as coisas pelas quais você compra que você vai querer ser lembrado. É que você era amoroso e gentil e que viveu uma vida cheia de momentos maravilhosos. Era verdade para Siqueira e é verdade para o resto de nós!

Uma coisa que você pode fazer agora é ligar para um amigo ou familiar que mora longe e com quem você não fala há muito tempo. Reconectar-se pode ser um ato comovente que causa um impacto positivo em ambos.  

3. Seja útil

“Eu gostaria de ser lembrado como uma pessoa que queria ser livre… para que outras pessoas também seriam livres. 

Rosa Miranda

O que é melhor do que a sensação que você tem quando ajuda alguém e levanta? Pensar nos outros é uma perseguição nobre. Se você escanear as palavras de figuras históricas famosas falando sobre seus legados, ser útil é um fio comum que corre por toda parte. De heróis dos direitos civis a presidentes a figuras esportivas e celebridades, parece que todos querem ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

Você pode fazer sua parte em uma escala que se adapte ao seu estilo de vida. E não importa se está fazendo uma posição como Rosa Miranda famosamente fez, ou é simplesmente encorajar alguém a fazer o seu melhor. Há milhões de maneiras que você pode ser útil para aqueles ao seu redor. Não é apenas gratificante, mas também uma maneira de você escolher deixar um legado duradouro.  

4. Seja atencioso

“Quero ser lembrado como uma pessoa atenciosa e carinhosa.” –
Anônimo

Quando tentamos imaginar o mundo a partir dos sapatos de outra pessoa, estamos praticando compaixão. A compaixão, por sua vez, está enraizada na consideração.

Quando você está sendo atencioso, você está tendo tempo para pensar no que os outros podem precisar ou o que pode encantá-los. É um ato de doação. Quando você repete esse ato de doação ao longo do tempo de várias maneiras pequenas, pode equivaler a um impacto substancial no mundo… um impacto positivo.

A consideração pode ser algo tão grande quanto deixar um fundo de educação universitária para seus netos. Também pode ser as inúmeras vezes que perguntou ao seu genro se ele estava bem durante um momento estressante em sua vida. Pode ser as colchas de herança que você entrega para sua filha, sabendo que ela sempre as valorizou.  

Algo atencioso que você pode fazer agora 

Um legado de consideração também é impactado pela maneira como você lida com seus assuntos financeiros. Uma coisa que você pode fazer agora é organizar algum planejamento financeiro para não causar estresse à sua família no futuro.

As últimas lembranças de sua família não devem ser ofuscadas pela ansiedade que sentiram ao determinar como dizer adeus. Planejar seu funeral com antecedência economiza dinheiro da sua família em custos funerários, e é uma boa maneira de aliviá-los do fardo de tentar tomar decisões do que você teria desejado enquanto eles estão de luto.

Pagar os custos do funeral agora é uma maneira poderosa de ser lembrado, porque pode libertar seus entes queridos do estresse adicional, permitir que eles se concentrem no amor e na reflexão. Mesmo que seja daqui a décadas, é um legado atencioso para deixar para trás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *