Diretrizes para levantar, carregar e abaixar um caixão

Carregar o caixão da pessoa que morreu até seu último lugar de descanso é uma responsabilidade importante e uma coisa gratificante de fazer.

Quem é responsável?

A organizadora do funeral é responsável pela saúde e segurança do portador, certificando-se de que estão totalmente informados e competentes para realizar a tarefa. 

Este guia deve ajudá-lo a cumprir esta tarefa.

O que você precisa?

  • Seis pessoas fortes e em forma (mais duas seriam úteis)
  • Dois ou três rolos de 6m de corda forte para abaixar o caixão
  • Duas barras de madeira robustas para abranger a sepultura

As cordas e sepultura são geralmente fornecidos pelo coveiro, mas é importante verificar com antecedência. 

Antes de chegar ao cemitério

Examine a jornada – se possível, dê uma olhada em toda a jornada antes de começar, observando terreno irregular, declives e obstáculos. Estacione o veículo trazendo o caixão como perto da sepultura para manter distâncias curtas de transporte.

Considere preparar o mais cedo possível – tire o estresse de carregar o caixão para a sepultura em diante dos enlutados reunidos, chegando uma hora ou mais antes do tempo e trazendo o veículo o mais próximo possível do túmulo. O caixão pode então ser levantado a uma distância mais curta, equipada com tiras de abaixamento e colocada sobre a sepultura em madeiras do tamanho da sepultura. Leve o veículo e relaxe até a hora de descer o caixão.

Planeje o levantamento – É mais seguro o caixão ser carregado baixo, pelas alças. Certifique-se de que suportam o peso de maneira adequada e são confortáveis ​​de usar.

No cemitério

Pense antes de levantar / manusear – Remova as obstruções ao redor do caixão e certifique-se de que você tem um caminho claro para onde está indo tanto sob os pés quanto acima. Certificar-se de que a pessoa do outro lado do caixão tem quase a mesma altura que você. Colocar suportes mais curtos na extremidade do pé. 

Se você está trazendo o caixão para o ombro, alguém extra em cada extremidade para ajudar com o elevador.

Pés primeiro – É tradicional carregar um caixão para que o corpo viaje com os pés primeiro. Muitos dos caixões são moldados, então a extremidade dos pés é a extremidade mais estreita. Para lados retos, use algo para marcar qual extremidade é qual (pode ser uma placa de nome).

Pense no peso – Saiba o peso da pessoa no caixão e lembre-se que os caixões de madeira também são bastante pesados, somando 20kg. Se a carga for mais de 90kgs, você precisará de seis suportes. Se a carga for superior a 125 quilos, você deve pensar com muito cuidado ao carregar o caixão.

Escolha como transportar – Um caixão pode ser carregado baixo, pelas alças (você tera que se certificar de que estão carregando o peso primeiro), ou nos ombros dos portadores. O primeiro é mais aconselhável, especialmente em terreno irregular ou escorregadio.Mantenha a carga perto de seu corpo. O caixão deve ser mantido próximo ao corpo quando lidar com isso. Se uma abordagem próxima não for possível, tente deslizar em sua direção antes tentando levantá-lo.

Adote uma posição estável – mantenha os pés separados com uma perna ligeiramente para frente para se manter. Os pés devem ser movidos para manter o equilíbrio durante o levantamento. Evite roupas apertadas e calçados inadequados que podem prejudicar os movimentos.

Mantenha uma boa posição – se ele tiver alças de suporte de peso, use-as. Caso contrário, segure firmemente a parte inferior e lateral do caixão e, se estiver levantando o caixão até a altura do ombro, coloque uma mão por baixo dele ao colocá-lo em seu ombro.

Trabalhe em equipe – tenha alguém para liderar a subida, comandando de forma firme, faça o mesmo com a descida.

Empregue uma boa postura. No início do levantamento, leve flexão das costas, quadris e os joelhos são preferíveis a flexionar totalmente as costas (inclinar-se) ou flexionar totalmente os quadris ou joelhos (agachamento).

Não flexione mais as costas enquanto levanta. Isso pode acontecer se as pernas começarem a endireitar antes de começar a levantar o caixão.

Evite torcer as costas ou inclinar-se para os lados, especialmente quando suas costas estão dobradas. Os ombros devem estar nivelados e virados na mesma direção dos quadris.

Girar movendo os pés é melhor do que girar e levantar ao mesmo tempo.Ao carregar o caixão, mantenha os ombros o mais nivelados possível, evitando torcer suas costas.

Mantenha a cabeça erguida ao carregar. Procure obstáculos à frente, mantendo-se o mais longe possível, uma vez que o caixão esteja seguro e você esteja dentro do movimento.

Designe uma pessoa da frente para dar os avisos. Um dos portadores da frente pode anunciar passos, terreno irregular e obstáculos. Ou melhor, ter alguém caminhando com você para fazer isso.

Mova-se suavemente. O caixão não deve ser puxado ou agarrado, pois assim é mais difícil manter o controle e pode aumentar o risco de lesões. Andar vagarosamente, coordenar seus passos esquerdo e direito com a pessoa à sua frente.

Não levante ou segure mais do que pode ser facilmente gerenciado. Há uma diferença entre o que as pessoas podem levantar e o que podem levantar com segurança. Uma diretriz diz que é cerca de 25 quilos para cada pessoa. Não se esqueça que o próprio caixão pode pesar até 25 kg (às vezes mais). Em caso de dúvida, peça orientação ou ajuda.

Se você está achando muito pesado, diga-o, mesmo que seja difícil. Sempre é possível encontrar outro meio.

Abaixe e ajuste. Se o posicionamento preciso do caixão for necessário, coloque-opara baixo o mais próximo possível do lugar certo que puder primeiro, depois deslize-o para o local desejado.

Cavaletes e correias

Se você for colocar o caixão em cavaletes, coloque um cavalete no lugar para que você possa aproximar-se sem se enroscar em outro cavalete, e peça a alguém pronto para deslizar o segundo cavalete para baixo conforme você coloca a frente do caixão no primeiro cavalete. 

Tenha um cavalete sob os ombros (parte mais larga do caixão) e um a 45 centímetros da extremidade dos pés.

Enquanto o caixão está sobre cavaletes em frente ao túmulo, passe a corda através das alças, sob o caixão e subindo pela alça oposta. Puxe para garantir que ambos os lados tenham cerca de 2,5 m de reposição.

Se você não estiver usando cavaletes, coloque a teia na grama acima da sepultura em três bandas com cerca de 0,5 m de distância e coloque o caixão na teia para que ele possa ser enroscado através das alças, garantindo que ambos os lados tenham cerca de 2,5 m sobrando.

As cordas devem ser verificadas quanto a sinais de deterioração ou desfiamento antes de cada enterro.

Baixando o caixão na sepultura

Depois que a corda for passada, os portadores levarão o caixão para o túmulo onde será colocado em dois putlogs através da sepultura. A mão esquerda e a mão direita dos portadores devem caminhar sobre as pranchas posicionadas em cada lado do. Isso significa que os portadores do lado do monte de solo terão que caminhar em uma saliência estreita entre as sepultura aberta e o solo, possivelmente em condições úmidas e escorregadias. Esta é o parte mais perigosa do processo e deve ser tomada lentamente.

Quando os portadores estão em posição segurando o caixão acima da sepultura, dois putlogs deve ser colocado do outro lado da sepultura em que o caixão pode ser colocado antes do serviço. A distância entre os putlogs deve ser de aproximadamente 1,2 m.

Não é fácil para os portadores de pé em pranchas à beira de uma sepultura abaixar um caixão na altura do ombro. Sugerimos que o caixão seja carregado ‘debaixo do braço’ pelas correias (ou alças de suporte de peso) nesta fase.

Certifique-se de que haja alguém dirigindo os portadores inexperientes nesta fase, de ter o pé firmado na saliência, pegando seu braço livre se necessário para estabilizá-los. Os portadores devem garantir que eles fiquem próximos uns dos outros e não apressem ou arrastem os outros carregadores na saliência em frente.

Se você mantiver o caixão nos ombros enquanto se posiciona no túmulo, pode ser abaixado do ombro, os portadores virando de lado em direção ao caixão e colocando as mãos sob o caixão e baixando-o suavemente sobre as ripas.

Caso contrário, os mesmos princípios se aplicam conforme descrito acima. Recomendamos fortemente que esta manobra seja praticada de antemão.

Quando chega a hora de baixar o caixão, os portadores seguram firmemente a teia e, em seguida, levante o caixão ligeiramente para que os dois putlogs através da sepultura possam ser removidos (por alguém). Os portadores, então, abaixam lentamente o caixão, deixando a corda através de suas mãos lado a lado (isso tem melhor controle e menos risco de atrito ou deixar a corda escorregar pelas mãos). Fique de olho nos outros portadores e mantenha o caixão o mais nivelado possível. Também é uma boa ideia tera lguém em cada extremidade para garantir que o caixão vá direto. Conforme você abaixa o caixão, mantenha as costas relaxadas e retas e o joelho ligeiramente flexionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *